CRISE DA ÁGUA/ VAMOS ECONOMIZAR

BOM DIA

Pessoal hoje o papo é bem importante, acredito que a maioria dos brasileiros estão cientes da crise de água que esta ocorrendo no estado de São Paulo, para quem não sabe, eu nasci, cresci e moro em SP. O que está acontecendo não é coisa da televisão, realmente está havendo falta de água,algumas cidades como por exemplo  ITU (interior de SP) está sofrendo com a escassez a meses, já houve até casos de assalto a carros pipas(carro que transporta água). Onde eu moro, ainda não chegou nessa situação (espero que não chegue), mas há falta de água, não sei quantas vezes na semana, mas há.

Esse post não é só para você que mora em São Paulo, é para todas as pessoas, vamos nos conscientizar, há quanto tempo ouvimos falar em: Meio ambiente, economia de água e luz? há muito tempo, mas as pessoas parecem não se importar, e o resultado disso: A crise da água. Li algumas reportagens e os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro também sofrem com o problema.

Temos que tomar algumas medidas para que essa água não acabe e isso é para todo o mundo e não apenas SP.

O que está acontecendo?

Pela primeira vez na história, o nível do sistema Cantareira, manancial de abastecimento de água em São Paulo, que atende a cerca de 9 milhões de pessoas, chegou a 3% de sua capacidade total. Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, que também abastecem a região, chegaram a, respectivamente, 8,4% e 42,3% de suas capacidades. Estados vizinhos, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, também sofrem com a seca.

Por que isso está acontecendo?

A responsabilidade da crise é um tema delicado já que, a Sabesp, empresa responsável pelo gerenciamento do recurso no Estado de São Paulo, acusa a falta de chuvas no último ano, enquanto algumas instituições, como a Organizações das Nações Unidas, acusam o mal gerenciamento das represas por parte do governo estadual, com subinvestimentos no setor e falta de planejamento. O Tribunal de Contas da União aprovou dia 22 de outubro uma auditoria da Agência Nacional de Águas (ANA), de esfera federal, que também pode ter negligenciado a situação hídrica no Sudeste.

 

Que água estamos utilizando agora?

A Sabesp começou, em meados de outubro, as obras para viabilizar o uso da segunda cota do volumo morto, na represa Jacareí, integrante do Sistema Cantareira. O volume morto é a água presente no fundo dos reservatórios, abaixo do nível de captação das comportas. Ou seja, é necessário bombear esta água para que ela entre na rede de abastecimento.

Segundo parecer de especialistas, entregue ao Ministério Público, a porção do volume morto pode trazer poluentes, isso prejudicaria a qualidade do recurso fornecido. A Sabesp afirma, no entanto, que não há problemas no consumo desse volume e que a água continuará passando por tratamento. Se o período de seca continuar, o fornecimento estaria garantido até março/2015, segundo informações do governo.

O que isso muda na minha vida?

Algumas regiões da capital e do interior paulista já sofrem racionamento de água. Segundo o Instituto Datafolha, cerca de 60% da população da cidade de São Paulo já enfrentou problemas com falta de água nos últimos 30 dias, os principais afetados são os moradores de casa. Diante da interrupção periódica do fornecimento de água, o modo como as pessoas consomem o recurso muda também. Para incentivar ainda mais a economia, o governo de São Paulo ofereceu bônus na conta de água a moradores que reduzirem seu gasto em no mínimo 10%. O desconto valerá a partir de dezembro/2014.

Eu economizo, mas e o meu vizinho?

Na sua casa está tudo sob controle? Mas e o vizinho? O condomínio? Seu amigo? Para que a economia seja significativa, é preciso que ela seja feita coletivamente. Compartilhe e imprima os cartões que produzimos e ajude a promover um consumo mais consciente da água.

Você Sabia?

Sabia que um buraquinho de 2 mm em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês, quase dez caminhões pipa de água limpa e tratada. Em um dia, a quantidade jogada fora daria para encher uma máquina de lavar.

Posso denunciar desperdício?

Em São Paulo, a Sabesp está acompanhando casos de vazamentos e desperdícios. O número também pode ser acionado em caso de dúvidas sobre fornecimento de água em sua região e sobre a situação dos mananciais.

Dicas: Mdemulher.com

Mais uma vez, o assunto é sério, vamos economizar, sem água não há vida.A culpa não é só do Sr. Governador ( sabemos que ele podia ter tomados algumas providencias, mas não tomou a tempo) e nem da Sra. Presidente( sabemos que também podia ter feito algo), pois eles não são capazes de fazer chover, a culpa também é nossa por desperdiçar.

Viu alguém desperdiçando água? DENUNCIE.

A Sabesp como incentivo está concedendo um desconto de 30% no valor da conta de água para quem diminuir o consumo em 20%.

Espero que todos colaborem e que torça para chover muito em SP.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s